CURIOSIDADES

Como são produzidas as fotografias em preto-e-branco?

Vamos entender  em linhas gerais, o processo envolvido nas fotografias em preto-e-branco.

Veneza-em-Preto-e-Branco-
Fonte: Televisão UOL

Um filme fotográfico consiste numa fina película transparente revestida com uma gelatina incolor contendo inúmeros cristaizinhos de um haleto de prata (AgCl, AgBr ou AgI). São os íons Agpresentes nesses sais que desempenham papel fundamental no processo.  Como o brometo de prata é muito utilizado, vamos usa-lo como exemplo para apresentar o processo fotográfico.

No momento em que um objeto é fotografado, a luz atinge o filme  e provoca uma reação de óxido-redução assim mostrada:

oxi-redução
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Vol 2

Na equação, a prata sofre redução, e o bromo, oxidação. Isso acontece nas regiões do filme que receberam luz.  (Os números zero colocados como sobrescrito enfatizam que os números de oxidação no Ag0 e no Br0 são ambos zero. Dois átomos de Br0 podem unir-se e formar Br2, que volatiliza.) Como a incidência de luz é muito rápida no momento em que a foto é batida,pouquíssimos íons Ag+ tomam parte nesse processo e, em cada cristalzinho de
AgBr que recebeu luz, são formados pouquíssimos átomos de prata Ag0 .

A etapa seguinte é a revelação. Revelar um filme fotográfico consiste em, na ausência de luz, mergulhá-lo em uma solução aquosa de um agente redutor apropriado, que promove a redução dos íons Ag+ a átomos Ag0 , como mostra a equação:

agente-redutor-ag
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Vol 2

Os átomos de Ag0, formados nesse processo, apresentam coloração escura.Verifica-se que os pequenos cristais de AgBr que foram expostos à luz reagem (sofrem redução) mais rápido que os que não foram. (Isso é atribuído à presença de alguns átomos de prata metálica(Ag0), formados na hora do clique.)

Se quem está revelando o filme deixá-lo em contato com a solução reveladora apenas o tempo suficiente para que ocorra redução dos íons  Ag+dos cristaizinhos que receberam luz (que reagem mais rápido que os demais), será obtida uma imagem no filme. Nela, o que estava claro no objeto fotografado aparecerá escuro e vice-versa. Isso é que é chamado de negativo,  no qual a cor escura se deve aos átomos de  Ag0 formados na revelação e a cor branca ocorre nos locais em que a prata ainda está na forma de íon Ag+.

A fim de evitar que o filme fique amarelado com o tempo, é necessário eliminar o AgBr que sobrou nas regiões do filme que não foram expostas à luz. Isso é feito por meio do processo chamado fixação, que consiste em mergulhar o filme em uma solução aquosa de tiossulfato de sódio (Na2S2O3). Os íons tiossulfato (S2O32), presentes nesse composto, atuam como fixadores fotográficos por meio da seguinte reação:

fixadores-fotograficos
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Vol 2

Os íons Ag(S2O3)23e Brsão solúveis em água e portanto, facilmente eliminados do filme por imersão em água pura. A etapa de fixação, eliminando a presença de AgBr no filme, impede seu amarelamento com o passar do tempo.

Após a revelação e a fixação, o negativo fotográfico é colocado, no escuro, sobre um papel fotográfico (também recoberto com AgBr). Uma luz é acesa por fração de segundo. Algumas regiões do papel recebem luz e outras não.

Por fim, esse papel passa por um processo de revelação e de fixação parecido com o descrito para o filme fotográfico. Obtém-se, assim, uma imagem que é o“negativo do negativo”, ou seja, uma imagem similar à originalmente fotografada.

Veja agora todo o processo descrito em forma de imagem:

etapas-filme-fotografico

Referências

Peruzzo, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo : Moderna, 2003

Acesse para mais uma curiosidade:

O que é alotropia?

2 comentários em “Como são produzidas as fotografias em preto-e-branco?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s