CURIOSIDADES

Qual a importância dos polímeros na reciclagem?

Plásticos são constituídos de grandes moléculas (macromoléculas) chamadas polímeros que, dependendo de sua composição (unidades formadoras ou monômeros), apresentarão propriedades físicas e químicas diferentes.

polimeros-reciclagem

As estruturas químicas e a massa molar do polímero determinam suas propriedades físico-químicas. Propriedades como resistência à chama, cristalinidade, estabilidade térmica, resistência à ação química e propriedades mecânicas determinam a utilidade do polímero.  Os materiais plásticos são cada vez mais utilizados no cotidiano, sendo que, em geral, sua incineração causa danos ao meio ambiente. Os plásticos mais utilizados no mundo são o PVC, o polietileno e o PET.

A reciclagem dos plásticos é viável do ponto de vista econômico e da preservação do meio ambiente,  pode ser empregada desde que se faça uma coleta seletiva do lixo, separando e identificando os diferentes materiais plásticos descartados. Essa separação torna-se possível empregando-se uma das propriedades físicas do plástico: a densidade. A diferença de densidade entre os diferentes polímeros é importante na separação mecânica e reciclagem dos plásticos.

No Brasil, a reciclagem tem crescido 15% ao ano. A produção anual brasileira de plásticos é de cerca de 2,2 milhões de toneladas, das quais 40% destinam-se à indústria de embalagens. Os EUA produzem cerca de 50 milhões de toneladas de plásticos por ano, sendo um terço desse material usado na indústria de capas, malas, embalagens,
recipientes e bandejas descartáveis. Estima-se que cada brasileiro descarta 10 kg de lixo plástico por ano, cada norte-americano 70 kg e cada europeu 38 kg. Um dos problemas do lixo plástico é a grande variedade de tipos de plásticos. A composição do lixo plástico, nos lixões municipais, varia conforme a região, mas pode-se considerar
a distribuição percentual média, conforme mostrada na figura:

plastico
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Vol 3

Considerando que, atualmente, a massa de plástico descartado, isto é, 6% a 11% do lixo total, não é tão significativa, o volume correspondente é bastante significativo, em relação ao espaço total dos lixões municipais. A figura a seguir apresenta a distribuição percentual, em massa, dos diferentes plásticos descartados nos lixões, tendo por base
levantamento feito no município de Araraquara-SP:

polimeros
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Vol 3

Para facilitar a separação em usinas de reciclagem, muitos materiais plásticos trazem uma marcação de identificação como mostrada abaixo:

reciclagem
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Vol 3

Essa simbologia é empregada no Brasil e em outros países, com exceção da Alemanha, onde a numeração vai de um a oito, sendo que o número 7 corresponde à resina ABS (acrilonitrila-butadieno-estireno). Essa simbologia permite uma melhor separação dos materiais plásticos nas usinas de triagem:

1 PET – poli(tereftalato de etileno) – garrafas de refrigerantes, água, vinagre, detergentes.
2 HDPE (PEAD) – polietileno de alta densidade – recipientes de detergentes, amaciantes, branqueadores, leite, condicionadores, xampus, óleos de motor.
3 PVC – [poli(cloreto de vinila)]  – pipas, cortinas de banheiros, bandejas de refeições, capas, assoalhos, forros.
4 LDPE (PEBD) – polietileno de baixa densidade – filmes, sacolas de supermercado, embalagens de lanches.
5 PP polipropileno – recipientes para guardar alimentos […], carpetes, embalagens de pudins, de iogurtes e de água mineral.
6 PS – poliestireno – copos de água e de café, protetor de embalagens […], protetor de cartuchos de impressora.
7 Outros: PC, PU, ABS – policarbonato, poliuretano e acrilonitrila-butadieno-estireno. O PC é utilizado na fabricação de mamadeiras, coberturas de residências,lentes de óculos, escudo protetor contra balas; o PU é empregado em solados, saltosde calçados, batentes, rodas, para-choques; e o ABS é usado em maçanetas, carcaças de aparelhos, tubulações de produtos químicos corrosivos.

Referências

Peruzzo, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo : Moderna, 2006

Quer saber sobre terpenos, veja no link:

Você sabe o que são terpenos?

Agora é hora de ver um vídeo sobre tipos de polímeros do canal Aula De:

Anúncios

Um comentário em “Qual a importância dos polímeros na reciclagem?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s